Antes de mais nada, é preciso entender por que o Cronograma Capilar é um assunto que está tão em alta! Olhando com um pouco mais de cuidado as tendências não é difícil chegar a conclusão dos motivos disso acontecer. O que de fato tem acontecido é uma mudança rápida demais nas tendências. Isso afeta e muito a moda dos cabelos.
Dessa forma, na tentativa de acompanhar as tendências e se manter na moda, as agressões aos cabelos são cada vez maiores. Por exemplo, um cabelo para chegar a um tamanho médio leva aproximadamente 3 anos. Nesse período alguns cabelos chegam a receber cerca de 60 procedimentos químicos agressivos a saúde dos fios.
Ou seja, estou falando de colorações, descolorações, mechas e alisamentos! Ufa! É muita coisa! Daí o assunto Cronograma Capilar vem a tona com toda força. Isso acontece por que os cabelos ficam muito danificados. Se esse ritmo de agressões não for acompanhado de tratamentos com a mesma intensidade e qualidade também, adeus cabelos bonitos!
Des acordo com isso, cerca de 80% das clientes que vão ao salão não fazem tratamentos. Cuidam apenas da estética! Agridem os fios e deixam os cuidados adequados para depois. Só que esse depois vai ficando tarde demais.
Vamos falar de Cronograma Capilar
Sendo assim, com esses dados em mente, vamos falar de Recuperação Capilar. O primeiro passo necessário é você descobrir o quanto antes por que o seu cabelo está indo literalmente para o ralo. Em outras palavras, descobrir qual é o agente agressor. Não haverá recuperação se você não mudar o agente agressor.
De acordo com isso, pergunte-se: “eu realmente preciso de toda essa química?” Ou melhor, “preciso dela com toda essa intensidade e frequência?” Procure primeiro vencer os excessos de agressões. Depois disso, parta com seriedade para a etapa de investir em tratamentos de qualidade.
Então, teremos um dia de tratamento, certo? Não, errado! Os cuidados precisam ser diários tanto em casa como no salão e não apenas no salão. As químicas podem resultar em agressões permanentes que se mantêm com danos diários de porosidade e quebra. Por esse motivo os cuidados precisam ser diários.
Anteriormente, eu começaria esse assunto indicando tratamento iniciando com máscaras. Elas são mesmo importantes. Mas esse cenário mudou muito! Hoje o tratamento começa com os produtos de uso diário, ou seja, óleos e leave-ins. Hoje, como nunca antes, eles também aliam o poder de recuperar os cabelos. É só saber escolher bem!
A Importância de Óleos e Leave-ins na Recuperação Diária dos Cabelos
De acordo com o que falamos sobre óleos e leave-ins, eles hoje cumprem um papel importante na recuperação e nos cuidados diários dos fios. Eles corrigem aspectos estéticos de cabelos danificados. Também proporcionam proteção térmica e reconstroem grande parte dos fios danificados. Digo em grande parte, porque quando se fala de saúde dos fios não existe milagre. Ainda o melhor tratamento é evitar ao máximo as agressões.
Porém, hoje em dia esses produtos avançaram muito! Um Blend de Óleos de alta qualidade e um Leave-in com Tecnologia moderna promovem proteção e tratamento personalizado para cada tipo de cabelo. O uso diário desses produtos viraram um aliado importante. Eles podem influenciar e muito para o melhor resultado da sua próxima química.
Agora Vamos Falar de Tratamento Semanal
Sob o mesmo ponto de vista do tratamento diário, vamos falar de tratamento semanal. Vamos falar um pouco de como funciona esse cronograma capilar que visa a recuperação dos cabelos danificados. Esse é um segredo importante dos cabelos bonitos e saudáveis!
Logo, é muito importante você perceber quais são as necessidades dos seus cabelos. Nesse momento da alternância dos tratamentos semanais é que entra agora sim as Máscaras de Tratamento adequadas para cada tipo de cabelo. Se os fios do seus cabelos são finos você precisa de uma Máscara de Reconstrução Capilar. Ela repõe a massa perdida. Assim, você pode usá-la a cada 15 dias.
Por outro lado, e se os seus fios que são finos estão muito desgastados por conta de químicas agressivas? Nesse caso, você pode fazer esse mesmo tratamento a cada 7 dias para repor mais rapidamente a matéria perdida.
Mas, existem fios de espessura normal ou média espessura. Nesse caso, você pode usar uma Máscara de Nutrição Capilar a cada 15 dias. Porém, se você fez uma ou mais químicas diferentes pode acontecer do seu cabelo precisar também repor matéria. Sendo assim, você pode alternar as máscaras. Durante 7 dias você usa a Máscara de Nutrição Capilar e nos outros 7 dias a Máscara de Reconstrução Capilar para repor matéria.
Igualmente, se as agressões químicas se renovam, ou seja, se você precisa retocar a coloração, retocar as mechas ou retocar o alisamento com constância, então mantenha a mesma rotina constante de tratamento com máscaras adequadas!
Cabelos Grossos e Ressecados é o seu caso? Cronograma Capilar Neles!
Todavia, pode ser que os seus cabelos sejam grossos e ressecados. E agora? Nesse caso você precisa usar uma Máscara Hidratante semanalmente. Isso para manter a nutrição dos fios em alta. Uma boa Máscara Hidratante promove a nutrição adequada, hidrata e também disciplina os fios.
Porém, e se os cabelos grossos e ressecados passarem por algum tipo de química e apresentarem desgaste e quebra? Nesse caso você também pode usar uma Máscara de Reconstrução Capilar a cada 15 dias. Isso é importante para repor matéria e fortalecer os fios.
Assim também, seu toque e percepção são essenciais para escolher o tratamento certo! Para isso, umedeça uma mecha fina de cabelo e faça o teste de elasticidade. Se o seu fio estiver arrebentando, faça generosos banhos com um bom Blend (ou mistura) de Óleos. Nesse sentido, faça isso algumas noites e durma com uma Touca de Cetim. Por fim, a Touca de Cetim vai reduzir o frizz indesejável e junto com o Blend de Óleos vai recuperar a força dos fios.
Por último, lembre-se também que menos também é mais na hora de alterar a cor e a textura dos seus cabelos. Ou seja, menos aos extremos e mais a harmonia. Também, converse sempre olho no olho com seu Profissional de confiança. Isso porque uma boa consultoria antes de mais nada também é um tratamento preventivo!
Assim, se você gostou desse assunto e quer receber novas dicas se cadastre no meu blog no final da página inicial do site e receba novidades direto no seu e-mail. Ou então, se você prefere assistir a vídeos de dicas se inscreva no meu canal no YouTube e ative as notificações para ficar por dentro das novidades.
Obrigado e até a próxima!