Primeiramente, resolvi escrever sobre “10 dicas (infalíveis) para ter um cabelo saudável!” por conta dos padrões estéticos. Dos padrões e suas consequências para quem tenta alcançá-los. Vou explicar.
Em outras palavras, alguns tentam alcançar os ditos padrões. Por exemplo, aquele liso perfeito, ou aquele louro de novela. E nessa tentativa muitas vezes se perde a mão da medida exata do saudável. E como resultado, os fios podem ficar muito danificados e sem nenhuma saúde.
Juntamente com isso o cabelo fica cheio de condições. Não pode praia e piscina. Não pode pegar chuva. Precisa de prancha todo o tempo. Além disso, fica dependente de manutenção química constante, o que agrava mais ainda a quebra dos fios.
Então, vamos as 10 dicas (infalíveis) para ter um cabelo saudável?
10 Dicas para ter um cabelo saudável: 1ª Dica – Lembre-se: cabelo não se recupera!
Em primeiro lugar, é verdade que o termo recuperação capilar é amplamente usado. Porém, isso só é verdade para cabelos com danos leves. Desgastes extremos e misturas radicais de químicas podem ter como resultado danos sem recuperação.
É possível apenas atenuar, suavizar os danos. Mas não é mais possível recuperar o fio danificado ao extremo! Lembre-se disso antes de decidir o que fazer nos cabelos.
Portanto, minha dica é na seguinte linha de atuação: encare o menos como mais. Menos química, menos agressão, menos aos padrões. E mais saúde e mais beleza. Porém, se optar por ser mais intensa, mais radical, mais extrema, poderá perder as madeixas! Ou seja, mais radical, mais extrema, mais intensa, pode ser menos cabelo.
10 Dicas para ter um cabelo saudável: 2ª Dica – Harmonize mais e transforme menos!
De acordo com o exposto na primeira dica, é possível sim cuidar dos cabelos com coloração, alisamento e mechas e manter a saúde dos fios! É só seguir a dica do menos também é mais. Ou seja, transforme menos e harmonize mais.
Sob o mesmo ponto de vista, escolha colorir até dois tons da cor do seu cabelo natural. É mais seguro! Se fizer mechas, prefira até três tons mais claros do que a cor base. É mais seguro! E se for também alisar, só vá até quatro pontos na escala de curvatura. Também é mais seguro!
3ª Dica para ter um cabelo saudável: Não seja impulsivo(a)!
Ao mesmo tempo, procure manter a mesma equipe de profissionais e os mesmos produtos, desde que sejam bons é claro! Resista as trocas constantes que não sejam por questões técnicas.
Também, prolongue um pouco mais as datas de retoques das químicas. Nesse caso, é melhor ir ao máximo possível de intervalo entre um retoque e outro.
Por exemplo, entre um retoque e outro dos cabelos brancos use spray e rímel até que chegue a data para colorir a raiz. Ao retocar o alisamento, procure retocar só a franja. E no caso das mechas, use matizadores. Leave-ins e Óloes de qualidade também ajudam a manter a saúde e a beleza dos cabelos e contribui muito para espaçar mais o tempo de retoque das químicas. (Clique dos links em azul para conhecer os meus Leave-ins para cada tipo de cabelo e o meu Oil Blend).
Portanto, menos químicas ao longo de uma ano significa mais saúde e beleza para os cabelos no ano seguinte! Sim, por que saúde e beleza não se conquista da noite pro dia. Mas danos aos cabelos você consegue em pouco minutos.
4ª Dica para ter um cabelo saudável: Diga não a mechas extremas e sim a mechas saudáveis!
Sendo assim, evite seguir os padrões extremos de mechas e de cor das redes sociais. Muitas dessas cores ou mechas não são reais. São na verdade fotos manipuladas com ferramentas de edição de imagens. Ou são fotos feitas com iluminação de luz fria. Assim elas passam a impressão de serem mais claras do que são pessoalmente.
Já outras fotos das redes sociais mostram descolorações bonitas só que com doses de matizadores bem exageradas. Logo que o cabelo receber doses de shampoo, sol e secador nas semanas seguintes os matizadores irão sair. Alguns cabelos lindos nas redes sociais são extremamente danificados na vida real.
Dessa forma, o tom e a cor das mechas ideais pra você são aquelas que mantêm os seus cabelos saudáveis. Na dúvida, peça para o seu cabeleireiro fazer um teste de mecha pra você ver a cor e aferir a resistência do seu cabelo. A verdade é que com cuidado você pode tudo!
5ª Dica para ter um cabelo saudável: Alise com cautela!
Nesse momento entra em cena outro desejo muito comum. O desejo de reduzir o volume e eliminar ao máximo o frizz dos cabelos. É nesse momento que entram os alisamentos e os relaxamentos.
Então, tenha em mente que os alisantes a base de tioglicolato de amônia e de hidróxido de sódio tem pouca tolerância a colorações e descolorações. Nesse caso, as escovas redutoras de volume saem na frente no quesito segurança. Minha recomendação é fazer uma mecha teste antes do procedimento e ver como o cabelo reage.
6ª Dica para ter um cabelo saudável: Mais tratamento e menos química!
Antes de mais nada, faça uma análise das suas 6 últimas visitas ao salão de beleza. O que motivou essas visitas? Quais serviços você agendou de fazer? Quantos deles foi para fazer tratamento de fortalecimento e nutrição? O seu cabelo pode ser um reflexo desses agendamentos.
Seja como for, é preciso ter bem em mente que o tratamento tanto em casa como no salão para fortalecer e nutrir os cabelos tem que ser constante. As atuais tecnologias de óleos e leave-ins sem petrolato podem dar uma ajuda constante nesses cuidados.
7ª Dica para ter um cabelo saudável: Corte as pontas danificadas!
Se depois de dar atenção a todas as dicas anteriores, você mesmo assim manter um cabelo com as pontas danificadas pode não adiantar de nada. Seria como dar um tiro no próprio pé.
Sendo assim, para saber como está a saúde das suas madeixas faça o seguinte teste. Pegue uma pequena mecha com poucos fios (no máximo 5 fios talvez) e umedeça com água. Depois puxe as pontas e veja o nível de elasticidade. As partes elásticas precisam ser aparadas!
Um bom corte, que valorize o formato do seu rosto, vai dar uma realçada e tanto nos seus cabelos. Se o corte for feito por um profissional que conheça boas técnicas de visagismo, melhor ainda! Ele vai indicar o corte que mais combina com as linhas do seu rosto e que combina com você.
8ª Dica para ter um cabelo saudável: Use produtos confiáveis!
Simultaneamente a esses passos, cabelos processados quimicamente precisam de produtos de qualidade. Esses produtos não podem cuidar apenas da aparência, da beleza. Eles precisam também promover a saúde dos cabelos, tratando e fortalecendo.
Nesse ponto, procure investir um pouco mais. Esses produtos de início parecem bem mais caros. Mas se você calcular o custo direitinho ao longo do tempo vai perceber que vale muito a pena. Normalmente eles rendem mais, pois alcançam o resultado desejado com pouca quantidade e com efeitos mais duradouros.
Converse com um cabeleireiro experiente. Ele pode ser um bom conselheiro e vai indicar os produtos certos para aquilo que os seus cabelos mais precisam. Se quiser pode enviar suas perguntas e dúvidas pra mim. Terei o maior prazer de responder. Se inscreva aqui no meu blog ou no meu canal no YouTube e ative as notificações (clique nos links em azul). Dessa forma você vai receber vídeos novos e dicas assim que elas forem publicadas.
10 Dicas para ter um cabelo saudável: 9ª Dica – Diga não a prancha!
Como já falei em outras postagens aqui no blog, o uso frequente da prancha é muito desgastante para os cabelos. Alguns cabelos que são mais finos sofrem queimaduras apenas com uma única passada da prancha. Assim eles acabam perdendo os cachos ou ondulações naturais.
Isso por que as pranchas podem chegar a temperaturas extremamente altas. Imagine uma prancha aquecida a 230º graus célsius nas mãos de quem não tem habilidade! O resultado pode ser danoso.
Em outras palavras, cabelos com mechas quando expostos a altas temperaturas sem o controle correto terão o seu tom alterado. Já os fios mais descoloridos terão danos irreversíveis e serão perdidos.
10 Dicas para ter um cabelo saudável: 10ª e Última Dica – Faça um Cronograma Capilar!
Finalmente, procure hidratar e reconstruir semanalmente. Essas etapas precisam fazer parte da sua rotina de cuidados com os cabelos. Principalmente se quiser ter os cabelos sempre bonitos e saudáveis! Nessa etapa, um banho de óleo noturno, com lavagem pela manhã, também são muito bem vindos.
Por isso, faça o investimento num bom Oil Blend e você acordará com os fios sedosos, mas sem ficar oleoso. Isso só é possível com um Oil Blend de qualidade, que na maioria das vezes requer um investimento financeiro um pouco maior. Mas vale muito a pena!
Nesse ponto é bom frisar a importância de finalizar o seu ritual de higiene capilar com um Leave-in apropriado para o seu tipo de cabelo. Ele será sua companhia ideal até a próxima lavagem dos cabelos. Vai ajudar a mantê-los bonitos do jeito que você gosta.
Espero que vocês tenham gostado das dicas! Se gostou, se inscreva lá no meu blog no site memoryhair.com.br para receber novidades no seu e-mail. Ou então se você gosta mais do ambiente do YouTube do que de receber e-mails, se inscreve lá no meu canal e ative as notificações!
Convido você a ver no meu blog o assunto: Cronograma Capilar – O Segredo Para Recuperar Cabelos Danificados!
Muito obrigado por sua atenção e até a próxima!